terça-feira, 29 de março de 2011

Orientações sobre o novo instrumento de avaliação 2011

ORIENTAÇÕES QUANTO AO NOVO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA PRÉ-ESCOLA


Para que serve a avaliação?
A avaliação objetiva identifica em que medida os resultados alcançados até então, estão próximos ou distantes dos objetivos propostos e, se possível, descobrir as razões desta proximidade ou distanciamento. É um processo contínuo de observação e registro sobre o desenvolvimento dos alunos em relação aos aspectos motores, emocionais, sociais e cognitivos de acordo com os estímulos recebidos durante o processo de ensino e aprendizagem. Não comporta nestes registros julgamentos nem comparações.
O objetivo de avaliar os alunos é conhecer o que eles sabem, quanto sabem e o quão distante ou perto estão dos objetivos educacionais que lhes foram propostos.

De onde devo partir?
A avaliação diária feita no plano de aula tem a função de permitir que o novo planejamento a ser realizado possa resolver os problemas identificados com mais precisão. Isto serve tanto para avaliação institucional quanto para a avaliação da aprendizagem. Estes registros diários servirão de base para o professor no momento de redigir o relatório.
Para o novo instrumento de avaliação o professor deverá colher dados para redigir o relatório formativo e o final. Ambos devem conter as informações referentes ao desenvolvimento geral do aluno. Em sua elaboração o professor não poderá deixar de descrever o desenvolvimento nos aspectos: cognitivo (intelectual), emocional, social e motor (físico).
Além de utilizar os registros diários no planejamento, o professor também deve utilizar-se dos conteúdos trabalhados para avaliar se ambos foram ou não alcançados.

Compreendendo o novo instrumento de Avaliação:
Nosso novo instrumento de avaliação de Educação Infantil foi redefinido de acordo com as observações das unidades escolares e está com o seguinte formato:

CAPA: TÉCNICA DE ARTE
O professor irá colar uma técnica de arte que lhe convir feita pelo aluno nas proporções exatas do retângulo. Identificando o desenho com o primeiro nome da criança.




CONTRACAPA: DADOS PESSOAIS
Identificação dos dados pessoais dos alunos, turma, turno, professores e frequência.

CRITÉRIOS DE OBSERVAÇÃO:
Os critérios de observação estão separados por eixos e áreas de trabalho de acordo com os Conteúdos Mínimos, estão apresentados como itens para marcar e se vinculam às diversas faixas etárias. A legenda a ser utilizada para a marcação é:

A = ATINGIDO
ED= EM DESENVOLVIMENTO
NT = NÃO TRABALHADO

REGISTRO DISSERTATIVO 1º SEMESTRE:
Este espaço é destinado ao relatório individual do aluno, que é de suma importância para que os responsáveis tenham noção de como é o comportamento de seu filho na escola: o que ele aprendeu, como se relaciona com os demais , etc. O importante é que ao ler este relatório os pais possam visualizar seu (a) filho (a).
A professora pode usar este espaço para inicialmente fazer uma descrição geral da turma (que pode ser única a todos os alunos) e em seguida ater-se aos aspectos individuais do aluno.

DESENHO DO ALUNO:
É o espaço em que o professor irá colar ou pedir que o aluno desenhe. No rodapé desta folha, o responsável terá oportunidade de escrever sobre suas primeiras impressões com relação ao trabalho feito com o seu filho no primeiro semestre.

REGISTRO DISSERTATIVO 2º SEMESTRE:
Como no primeiro semestre, inicialmente fazer uma descrição geral da turma (que pode ser única a todos os alunos) e em seguida ater-se aos aspectos individuais do aluno e deve ser feito tendo como base o anterior (formativo). Nele devem ficar explícitas as superações e obstáculos que o aluno vivenciou e a intervenção do professor quanto a isso.

DESENHO DO ALUNO:
Assim como no primeiro semestre, o professor irá colar ou pedir que o aluno desenhe na folha. O responsável terá um espaço para escrever sobre suas impressões sobre o trabalho feito com o seu filho no segundo semestre.

Será que meus registros ficaram bons? Quem dará visto nos relatórios?
A responsabilidade de olhar e dar visto aos relatórios é do diretor, dirigentes, orientador pedagógico (quando houver). É importante considerar neste momento a redação: coesão e coerência e clareza do texto, falhas ortográficas e se o texto expressa realmente as características dos alunos. O relatório dissertativo deve ser considerado um documento muito importante, já que os dados podem ser vistos e usados por especialistas de diversas áreas: pediatras, psicólogos, neurologistas, juízes... O professor tem a responsabilidade de redigir tudo que observa para não ser omisso ou conivente em nenhuma situação, porém deve haver constante cuidado com a linguagem utilizada, pois sabemos que um mesmo dado pode ser descrito de diversas formas.
Um relatório completo deve conter os diversos aspectos que compõe o aluno: social, emocional, motor e cognitivo.
Seguem algumas orientações que poderão nortear a redação do relatório. Porém, devemos frisar que esta não é nenhuma receita de bolo e que o professor poderá utilizar-se deste material para orientação ou contribuir para algum aspecto que não foi citado abaixo. É importante que ao ler os relatórios seja possível aos pais o reconhecimento de seu(s) filho(s). Para tanto o professor deve conhecer o aluno individualmente, já que cada um é diferente do outro e assim devem ser seus relatórios.

Aspecto Social:
• Como são suas relações com o grupo? Evoluíram, ampliou seu círculo de amigos? Tem amigos em especial?
• É bem aceito pelo grupo, é procurado pelos colegas?
• Como são suas relações com os profissionais? Ampliaram-se?
• Reconhece as regras da turma, seus direitos e deveres?
• Solicita ajuda para solucionar seus problemas?
• Evita participar das atividades por temer fracasso?
• Impõe suas normas não aceitando as da turma?
• Mostra-se espontâneo? Apresentou liderança? Aceita sugestões?
• Empresta seus brinquedos? Sabe esperar a sua vez?
• Tem atitudes agressivas com os colegas, profissionais?

Aspecto Emocional:
• Revela timidez? Demonstra alegria? Ainda chora com facilidade?
• Faz pirraça para conseguir o que quer?
• Demonstra afeto, agitação, é apático, é impulsivo?
• Costuma reagir quando contrariado?
• Apresenta algum tique (roe unhas, chupa dedos)?
• Gosta de exibir-se, mostra segurança diante novas situações?
• Possui higiene com seu corpo e objetos de uso pessoal?
• Evita participar das atividades por temer fracasso?

Aspecto Motor:
• Anda naturalmente, corre, salta, senta-se em posição correta;
• Cansa-se facilmente, cai muito;
• Aprendeu a segurar corretamente o lápis;
• Já recorta nos limites de figura sem deformá-la, ainda não...;
• Identifica as partes do corpo, características pessoais, possui lateralidade definida;
• Possui movimentos lentos, agitação motora, deixa cair objetos que segura;
• Possui lateralidade definida, reconhece: frente/costas, em cima/em baixo, à direita/à esquerda, à frente/ atrás, em cima/em baixo;

Aspecto Cognitivo:
Nas atividades em grupo / sala:
• Necessita ser estimulado constantemente;
• Demonstra iniciativa; colabora com a turma ajudando os colegas e trazendo contribuições;
• Solicita ajuda para solucionar problemas;
• Distraí-se facilmente; apresentou dificuldades para concentra-se nas atividades e alcançar os objetivos;
• É constantemente excluído do grupo pelos colegas;
• Atenta para instruções fazendo o que é pedido;
• Faz trabalhos com ordem e limpeza;
• Ocupa todo o tempo disponível trabalhando;

Expressão Oral:
• Usa vocabulário adequado à idade;
• Pronuncia corretamente as palavras;
• Expressa seus pensamentos de forma lógica e clara de acordo com sua faixa etária;
• Compreende e responde perguntas feitas;
• Apresenta gagueira; omite fonemas ou sílabas; troca fonemas;
• Transmite recados com exatidão da mensagem;

Linguagem oral e escrita.:
• Identifica o seu nome na chamada e em diversos contextos;
• Sabe escrever o próprio nome, ainda não...;
• Reconhece a primeira letra do nome em diversos contextos;
• Reconhece o nome dos colegas da classe; escreve o nome dos colegas da turma;
• Identifica as letras que formam o seu nome em diversos contextos;
• Relaciona a algumas letras do alfabeto o som referente;
• Participa da produção de textos coletivos;

Matemática:
• Marca o tempo considerando: antes/ depois, hoje/ontem/amanhã, dia e noite, dias da semana, rotina escolar;
• Estabelece relações e semelhanças quanto a tamanho, cor e forma (compara, sequência, seria, ordena) por meio de jogos e brincadeiras;
• Observa e reconhece as formas geométricas;
• Reconhece e relaciona a quantidade ao numeral; compara quantidades de diferentes coleções;
• Possibilidades operatórias: adição e subtração, pequenos problemas.

Natureza e Sociedade:
• Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo;
• Participação de diversas atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras;
• Identifica animais a sua alimentação e habitat;

Grafismo:
• Representa graficamente o seu corpo e o de animais e plantas (forma ao desenhar);
• Coordena e controla sua motricidade gráfica e habilidades motoras ao desenhar e pintar nos limites da figura;
• Seus desenhos são: coloridos, demonstram noção de espaço (em cima/em baixo);
• Usa todo o espaço disponível para desenhar, usa um pequeno espaço para desenhar;
• Seus desenhos são expressivos, com formas grandes, pequenas; de fácil percepção;

“Quando olho uma criança ela me inspira dois sentimentos: ternura pelo que é, e respeito pelo que possa ser.” (Piaget)

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