sexta-feira, 27 de maio de 2011

Atividades para turmas de Creche I e II

Olá auxiliares e professoras de Creche I e II! Seguem algumas ideias de atividades e estimulação que vocês podem fazer com as crianças... Temos certeza de que elas vão amar e vocês também quando começarem a ver os resultados desses estímulos.

Atividades de Creche I

• Amarre ou pendure objetos como colheres, por exemplo, perto de onde o bebê fica deitado, para que ele possa alcançá-los e segurá-los.
• Diga o nome do bebê ou bata palmas, para que o bebê olhe para ver de onde o som está vindo.
• Cante para ele e embale-o ao ritmo de uma canção. Dê uma volta com o bebê no colo e diga os nomes dos objetos. Mesmo que um bebê não responda a este tipo de estímulo no início, é importante continuar falando e cantando para ele.
• Assim que o bebê começa a entender e usar a linguagem, ele gosta de brincar usando as palavras: “Onde está meu nariz?” ou “Encontre a xícara”.
• Dê ao bebê objetos lisos e peça-lhe que os devolva e os passe de uma mão para outra. Use objetos grandes o suficiente para evitar que o bebê os coloque na boca e se engasgue.
• Brinque com os dedos do pé e da mão do bebê.
• Incentive o bebê a bater palmas e a abanar para dizer “tchau”.
• Faça-lhe uma bola macia para jogar.
• Dê-lhe dois objetos e segure mais dois. Bata com os objetos um no outro e veja se o bebê consegue copiá-lo.
• Dê-lhe uma caixa e objetos de tamanhos diferentes para colocar dentro dela e tirá-los.
• Esconda algum objeto dentro de uma xícara ou de um pedaço de pano na frente do bebê e veja se ele consegue encontrá-lo.
• Faça um boneco de pano velho e encha-o com pedaços de pano, plástico, grama seca ou papel. Costure bem o buraco para fechá-lo. Conte histórias sobre o boneco para o bebê.
• Desenhe na areia ou no barro, com uma vara ou o dedo, e veja se o bebê consegue copiá-lo.
• Mostre ao bebê um animal ou a figura de um animal. Faça o som que o animal faz e incentive o bebê a repetir os sons. Não se esqueça de dizer o nome do animal.
• Incentive o bebê a se alimentar sozinho.
• Chame sempre o bebê pelo seu nome, isso é muito importante.
• Enquanto troca a fralda ou faz qualquer atividade com o bebê converse com ele.
• Recorte de revistas figuras de famílias e cole no chão, onde eles engatinham com fita transparente. Nomeie as pessoas da figura: mamãe, papai, neném, cachorro, etc.

Atividades para Creche II


• Escrever em fichinhas de papel cartão o nome das crianças, todo em letra bastão. Fazer a chamadinha diariamente cantando musiquinhas como: "A canoa virou", "Perdi meu anel no mar", "Se eu fosse um peixinho", "De quem será esse nomezinho", etc. No começo muitos não prestarão atenção. O importante é manter a rotina que logo todos se habituarão.
• Dar o nome escrito bem grande na folha para que desenhem sobre ele. Atividades assim, que envolvem o nome, podem ser dadas todos os dias. Ex: escrever o nome em um círculo para que pintem com cola colorida, escrever o nome dentro de uma casinha, fazer uma dobradura ou recorte de um bonequinho e dizer que são eles na escola, escrever o nome no centro da folha para que piquem pedaços de revista ou papel colorido e colem em volta como se fosse uma moldura.
• Contar historinhas de preferência em que tenha algum personagem com o mesmo nome de um amiguinho.
• Brincar de: passa anel, morto-vivo, macaco-mandou, sempre nomeando pessoas e objetos.
• Escrever o nome deles e prender com fita transparente no chão, mostrando a cada um onde está seu nome. Pedir que cada um sente em cima do seu nomezinho. Colar os nomes formando um círculo. Assim eles vão acostumando a formar a rodinha.
• Levar uma boneca pra sala e falar que vão dar banho nela. Colocar uma banheira, pode ser sem água (é só faz de conta!), no meio da rodinha. Primeiro vocês vão inventar um nome pra boneca. Depois você vai dar banho nela nomeando as partes do corpo que está lavando. Depois enxugue, nomeando novamente as partes do corpo. Depois, pedir que cada um faça o mesmo, sempre dando nome a tudo.
• Cantar muitas musiquinhas... Muitas !!! É a melhor forma de chamar atenção deles.
• Fazer desenhos livres em diferentes posições. Com a folha no chão, com a folha na mesa, com a folha colada na parede.
• Procurar com eles em revistas, figuras de crianças. Cada um vai escolher um amiguinho e dar um nome a ele. Colar a figura na folha e escrever o nome escolhido.
• Fazer brincadeiras de roda diversas: "A canoa virou", "Se esta rua fosse minha", "Era uma casa muito engraçada", "Marcha soldado", "O cravo e a rosa", etc.
• Colocar um amiguinho deitado sob o papel pardo, fazer o contorno dele com hidrocor. Completar com as crianças as partes que estão faltando (olho, nariz, boca, unhas, orelhas, cabelos, etc). Dar um nome e uma idade para o boneco.
• Fazer crachás com o nome das crianças.
• Brincar com eles de circuito, passando por baixo de uma mesa. Por cima de uma cadeira, debaixo de um túnel feito com lençol, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário